quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Resenha: 1808

Nome: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Edição: 1
Editora: Planeta
ISBN: 9788576653202
Ano: 2007
Páginas: 408
Sinopse Original:A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.
O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.


    Hoje eu vim falar sobre o livro 1808. Um livro mais acadêmico, para quem quer aprofundar mais nos estudos de História. É super fácil de ler, apesar de ter 400 páginas, a letra é grande.
É ideal para quem está estudando a história do Brasil, pois aprofunda mais nesse tema e principalmente na chegada da família real. Como se você fosse transportado para os anos do século XVIII, e vivenciasse tudo que ocorreu nessa época.

     Sinopse(escrita por mim):
    
D. João, rei de Portugal, é confrontado por Napoleão Bonaparte (da França) e seu Bloqueio Continental, tendo de fazer uma entre três escolhas. A primeira seria permanecer em Portugal e enfrentar as tropas francesas ou, aderir ao Bloqueio Continental (cujo os países europeus não poderiam fazer comércio com os ingleses), e adquirir guerra á Inglaterra; ou fugir para o Brasil - a opção escolhida.
        Enfim, no decorrer do livro, há a história em que D. João permaneceu no Brasil e uma parte da época em que seu filho, D. Pedro I assumiu o trono. O livro retrata (mais ou menos) o período de 1808 á 1822.

Notas:
- Continuação do livro 1808: Livro 1822

2 comentários:

Luciana Mara disse...

Ei!
Eu odeio história!kkk
Nem sei pq comprei 1808.
Será que um dia eu animo ler? =)
Bjins

Mariana Rocha disse...

Ei Luciana!
haha, eu também odeio história!
Eu li este livro porque ia cair a matéria na prova, então eu acho que não vale a pena ler se você não vai usar este conteúdo para alguma coisa...
Mas é interessante ler só por curiosidade mesmo sobre a história do Brasil.
Beijinhos