quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Entrevista com a Paula Pimenta


Ei Gente!
 Eu vim trazer nossa primeira entrevista do blog! Estamos muito felizes!

 A Paula Pimenta, autora de Fazendo Meu Filme, nos deu a honra de tê-la entrevistada para o Café com Baunilha. O livro da Paula é visto em resenhas em vários blogs, e todos dizem que amam.

A entrevista foi por e-mail, sendo que o endereço de email foi fornecido pela prima da Paula, que é conhecida da Lety.

Para os que já leram os livros da Paula, deixem um comentário aqui sobre o que achou sobre eles.

Pedimos pra que vocês mandassem perguntas pra Paula, obrigada a todo mundo que mandou, e deixou a entrevista ainda mais legal =D


1)Como seria vivenciar seus personagens na telinha do cinema?

Paula: Seria um sonho! Muita gente me escreve falando que tem curiosidade para ver os atores e atrizes que representariam os personagens, e comigo não é diferente! Só acho que eu ficaria meio “chata” durante as filmagens, pois ia querer que tudo fosse igualzinho aos livros!


2)Qual o livro, que até hoje, foi o que você mais se identificou?

Paula: Sem dúvidas o “Fazendo meu filme 1”. Tirei muitas partes da minha vida para começar a história da Fani e a identificação é inevitável... Até mesmo as pessoas que me conhecem desde a adolescência encontram semelhanças ao ler.


3)Em que você se baseia pra escrever suas histórias?

Paula: No começo, me inspirei em minha própria vida. Assim como a Fani, eu fiz intercâmbio, e foi uma época muito marcante pra mim. Também me inspirei um pouco na vida de algumas amigas. Misturei tudo e virou a vida da Fani!

4)Qual foi o ultimo livro que você leu?

Paula: “Ame o que é seu”, de Emily Giffin. Dei três estrelinhas. E agora estou lendo “O Beijo das Sombras”, de Richelle Mead. Estou amando!


5)Qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça quando você começa a escrever?

Paula: Tento me lembrar da última parte que escrevi para resgatar os sentimentos exatamente do ponto onde parei.


6)Como você constrói um personagem?

Paula: É um processo meio natural... Começo pensando as características físicas. Em seguida, imagino como será a personalidade do personagem, mas sem detalhar muito, apenas se é extrovertido ou introvertido, se tem alguma mania... Mas quando começo a escrever é que o personagem realmente toma vida, cria forma. Costumo dizer que o livro se escreve sozinho, eu apenas empresto minhas mãos. Com os personagens é assim também, eles já devem existir em algum lugar do mundo dos livros, apenas esperando que eu os coloque no papel! :)

7)Fale um pouquinho de você. O que você gosta, não gosta, seus livros preferidos, essas coisas.

Paula: Eu sou formada em Publicidade, nasci em BH, onde moro até hoje. Tenho um irmão, seis cachorros, um gatinho, e um namorado lindo (ele vai adorar ler a parte do “lindo”).

Estudei música durante muito tempo e dou aulas de violão há muitos anos também. Mas está ficando cada vez mais difícil conciliar a música com a escrita, pois os livros têm me consumido muito tempo. Eu também sou compositora, gosto de fazer minhas próprias músicas.

Adoro também animais, cantar, tocar violão, viajar, ler... e escrever! Tenho muita sorte de trabalhar com uma das coisas que mais gosto de fazer na vida!

Meus livros preferidos são “Griffin & Sabine” (Nick Bantock), a série “O Diário da Princesa” (Meg Cabot) e “A ponte para o sempre” (Richard Bach).


8)O que você faz, quando não está escrevendo?

Paula: Geralmente estou respondendo e-mails e recados de leitores no Orkut e Twitter, pois são muitos, então passo muito tempo fazendo isso! Mas, sempre que dá, tento de ir ao cinema, sair com minhas amigas, namorar...


9)Qual seu maior sonho?

Paula: Acho que o principal já se realizou! Eu queria ser escritora! :)

Agora, quero que meus futuros livros continuem agradando as pessoas e também quero investir um pouco mais no meu lado de compositora, que é onde eu misturo minhas duas maiores paixões: a música e a escrita.

Pedimos pra que vocês mandassem perguntas, essas foram as mais legais...


11)Você conheceu a Meg Cabot. Como foi? E a emoção?

Paula: Foi realmente muito emocionante! Encontrá-la na Bienal do Livro, em 2009, foi um sonho! Eu ganhei o concurso da Record e por isso pude ficar um tempinho com ela na sala vip, tiramos várias fotos, conversamos (na verdade nem conversamos muito, eu estava tremendo tanto que fiquei até meio muda), dei o meu livro pra ela... Ela perguntou do que a história se tratava, eu contei, ela falou que eu tinha tido uma ótima idéia e lamentou o fato de não entender português, pois adoraria ler. E pediu para eu não deixar de mandar outra cópia para ela, caso o livro seja traduzido para o inglês algum dia! Mas mesmo assim ela levou e falou que ia guardar com muito carinho...

12)Já leu Crepúsculo? Você é Team Edward ou Team Jacob?

Paula: Team Edward! Acho que os filmes são meio tendenciosos, fazem com que as pessoas torçam pelo Jacob, mas nos livros a gente percebe mais o amor do Edward pela Bella.


13)Você se inspirou em alguém pra criar seus personagens?

Paula: Nenhum dos personagens foi inspirado em alguém por completo, porém todos têm características de pessoas que eu conheço. Aos 16 anos eu tinha uma amiga, por exemplo, que era louca por um menino que não estava nem aí pra ela, mas mesmo assim ela não o esquecia, e daí eu tirei a inspiração para a Natália. Outra amiga sempre percebia o que estava acontecendo antes, vivia dizendo como todo mundo deveria agir, e a Gabi é um pouco inspirada nela. A Fani se parece um pouquinho comigo, especialmente na timidez e no jeito sonhador… e, como ela, tenho uma enorme coleção de DVDs! A mania do Leo de gravar músicas eu tirei do meu próprio melhor amigo de adolescência. E por aí vai. Nenhum deles é uma pessoa especifica, mas todos possuem fragmentos de alguém.

3 comentários:

Adriana T disse...

Gostei muito da entrevista, me identifiquei muito com a Paula, toco um pouco de violão e meu sonho é conseguir tocar bem e gostaria muito de dar aulas.
Agora estou com mais vontade ainda de ler os livros dela.

Caue1507 disse...

adorei a entrevista!jah tinha lido as resenhas dos livros dla mas ainda não comprei nenhum, embora ache a história bem lgl^^

--
hangover at 16

Luciana Mara disse...

Ei!
Adorei a entrevista!
A Paula é super simpática, né?!
Agora estou esperando o FMF4 desesperadamente...
Bjins