quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Não julgue o livro pela capa!


Que atire a primeira pedra quem nunca julgou um livro pela capa! Sim, praticamente, todo mundo já fez isso! O ato de se julgar um livro pela capa é bastante comum, principalmente pelo fato que a capa do livro é um dos atrativos principais do livro! Mas.... experimente olhar algo mais nos livros, olhe história também! No yahoo! Respostas, um usuário fez a seguinte pergunta "Você julga o livro pela capa?" algumas das respostas foram estas:

"Sim, eu ainda sigo aquele ditado que diz que ' A embalagem é o reflexo do conteúdo'.
É chato por ser instintivo, mas estou aprendendo a não julga-los pela capa e sim pelo conteúdo."

"Dizem que o livro é que nós escolhe, no entanto meu bem isto é um brevio modo de dizer que somos atraidos pela capa.
Mas no entanto a capa pode fazer diferença na hora da escolha, entretanto não faz diferença alguma na leitura, quando vou a biblioteca saio de lá com a maior dor no coração pois nunca sei qual é o melhor e tenho que me contentar com um e com sua capa, e assim deixando para traz livros melhores que minha bela capa."

"Não, mas a primeira coisa que me impulsiona a pegar um livro eh o titulo, depois a grossura e por ultimo a capa, isso me faz pegar o livro na mao para ler a sinopse ou uns trechinhos, se gostar eu levo! Ja vi livros em que a capa nao tinha absolutamente nada a ver com o livro. Claro que uma capa bonita chama mais atençao, mas eu nunca levo um livro se a sinopse,genero nao me agradar, mesmo a capa sendo maravilhosa."

"Boa pergunta, eu acho que todos nós julgamos os livros pela capa, pois, a única maneira de ver se o livro é bom é vendo a capa, o título e a sinopse, mas todos sabem que a sinopse engana muito, então, eu particularmente escolho pela capa e título."

Umas das coisas que mas me intriga é o porquê que Crepúsculo fez tanto sucesso, posso estar errada é claro, porque se você for olhar a capa sem olhar o conteúdo do livro, você irá ver nada mais nada menos do que um mão segurando uma maça, que não tem nada haver com o título do livro! Então qual é a explicação para tanto sucesso?

Beijos e Abraços,
TATA!
Ps: como eu disse eu posso estar errada,mas essa é a minha opinião!
Ps2: eu adoro Crpusculo, mas se eu fosse comprar pela capa, não compraria comprei - o pelo fato de que eu adoro romance!!

14 comentários:

Natália disse...

É besteira dizer que a capa não faz diferença. É IMPOSSÍVEL ler todos os títulos/sinopses em uma estante, imagine de uma livraria inteira! Algo faz com que você tire o livro da prateleira. E esse algo é a capa. É claro que se você vai ou não ler o livro depende de muito mais coisas (no meu caso, principalmente o dinheiro! haha), mas a capa é o primeiríssimo fator.

Quanto a Crepúsculo, o título não tem absolutamente nada a ver com a capa, fato.
Mas o que me levou a pegar o livro para ler a sinopse quando o vi na livraria pela primeira vez (muito antes da fama chegar) foi a capa, e não o título.
Aliás, acho que o título não faria a maioria das pessoas olhá-lo duas vezes.
Mas a capa é bonita (na minha opinião) e chamativa. Embora com poucas cores, o contraste entre elas atrai instintivamente os olhos: as mãos excessivamente pálidas segurando a maçã de um vermelho vivo sobrepostos a um fundo negro.
Mas não acho que esse seja o segredo do sucesso de crepúsculo. Tem muito mais a ver com a propaganda boca-a-boca e, é claro, um bocado de sorte.

anna disse...

Oi Mari, crepúsculo é maravilhoso! Mas é um livro que evidencia o romance e não a arte de ser vampiro, que é o que a Anne Rice faz. Beijocas!

http://myevery-thing.blogspot.com

Entre Fatos & Livros disse...

Acho que a capa é importante, sim. Como é gostoso pegar um livro com uma capa bonita e facar admirando e pensando o que vai encontrar nas suas pág.

Entretantanto, assim como vc, esse não é meu único critério de escolha na hora de ler. Há livros maravilhosos com capas sem nenhum atrativo. Ontem mmo eu estava pensando isso por causa de um livro q estou lendo.

Enfim, com ou sem capa bonita, leiam!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Dênise disse...

Gostei muito do seu post! Sua crítica foi muito bem feita! Não podemos nunca julgar pelas aparências! Com relação ao livro crepusculo, gostaria que alguem me esclarecesse qual a relação da maça com o cair da noite, mostrado na capa?!? A historia e maravilhosa e eu amei, mas concordo quando a tata diz que sem olhar o conteudo o livro nao atrai em nd (pelo menos n a mim).
Bjss!
Dê.

Salomé Fernandes disse...

Agora q vc falou, qual a relação de uma mão segurando uma maça e a estória de crepúsculo?? Eu ein... A capa influencia sim, e muito. Quem vai querer comprar um livro com capa feia e mal feita? Ninguem... dá desanimo, a sinopse pode ser boa, mas a capa é o cartão de visita, por isso é tão importante. Mas claro que o conteúdo é primordial.
Beijos

Pammy disse...

Eu sempre julgava os livros pela capa.
Depois de um certo tempo começei a ver que há livros chatos com capas maravilhosas, dai em diante leio a sinopse antes de comprar!
Bjs...

Raquel disse...

Oi,
Pois é verdade que uma capa bonita, criativa e bem feitinha chama muita atenção. Mas o que me chama mais atenção de início e o título depois a sinopse, e depois sim a capa junto com o preço. Ja me surpreendi muito com livros com capas lindas de morrer e o livro ter uma história entendiante e chata enquanto alguns outros a capa é simples e sem frufrus mas a história é muito boa acho que o importante e o conjunto da obra isso faz um bom livro. Adorei a matéria.
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Evellyn disse...

Oi,
vc é a primeira pessoa que vejo falar que acha a capa de Crepusculo desinteressante! O incrivel ´pe que eu tb acho! Todas as capas da serie acho bem sem graças....
O engraçado é que minha amiga, qnd comprou Crepusculo disse que foi graças a capa... fez a ficar intrigada... Eu sempre achei a capa sem sal, mas a autora ja explicou o significado delas e ate faz sentido!
Agora eu - que não comprei os livros - quero comprar mas não quero a capa do filme e sim as originais, que eu ando achando Mt mais legais!!!
rs
Bjo
♥ Evellyn - heyevellyn.blogspot.com

Rapha disse...

Oi :)

Bom, eu "julgo", mas nao compro pela capa.. o que me chama atenção é a capa, depois vou ver sinopse e trechos, aí se eu gostar levo o livro ;)
Mas, acredito eu, que as editoras devam sim se preocupar com as capas, afinal é isso que atrai o leitor.. é a primeira impressao, sabe?

Qnto a crepusculo - adoro ;) - nao sei ainda o motivo da capa, mas confesso que acho linda *-*
Vou pesquisar sobre isso.

Adorei o post!

Beeijos
Rapha
http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

Liz Lupim disse...

Nunca comprei Crepúsculo, li do meu ex namorado. Hoje dou graças a Deus por ter feito isso! Odeio essa história! xD
Apesar de achar a autora bem inteligente, pois conseguiu conquistar muitos fãs simplesmente pela história ser simples e ter juntado na Bella todas as "fraquezas" que a maioria das meninas/mulheres tem!
Enfim, opiniões né! rsrsrsrs

Abraços
http://lizzyjenks.blogspot.com/

Angélica disse...

Olá...
Amei seu post!
Realmente capas bonitas atraem os nossos olhos. E acho que influencia sim, na hora da escolha, a partir da capa vejo a sinopse se for boa eu levo, caso contrário nem me atrevo a comprar.
Eu tinha aversão só em ouvir falar em Crepúsculo, porém esse fds dei uma chance e comprei-o, não sei se vou gostar rsrsrs Mas confesso que acho a capa muito bonita, por causa do jogo de cores.

Beijos.
http://alemdaspaginasdeumlivro.blogspot.com

Anônimo disse...

Com certeza quando eu vi a capa achei que não ia gostar mas quando li amei ♥ rsrrs... Parabens pelo post ótimo

S.M.R, Léka disse...

Eu detesto Crepúsculo. Mesmo. Muito rs. Mas quando o comprei, há alguns anos atrás, a capa teve um papel fundamental. Eu nunca compro um lviro pela capa apenas, mas Crepúsculo tinha uma boa sinopse e uma capa linda, embora seja impossível estabeler uma conexão direta entre elas. Continuo achando que Crepúsculo tem uma das capas mais lindas que já vi (por pior que seja a estoria) e hoje consigo estabelecer uma conexão entre ela e o livro ;)

:*,
Léka

Bruno Athanasio disse...

Concordo totalmente com você (não que eu tenha gostado da capa ou do nome) mas eu odeio o livro e muito mais o filme, esta escritora é uma estranha total...odeio todos seu livros e principalmente seus personagens estranhos e sem sal.
Por: Jay