sábado, 12 de fevereiro de 2011

E-books ou livrarias?

Estava dando uma olhada na internet e achei um post muito interessante! A matéria foi adaptada, para aqueles que desejarem ver a original é só entrar no site http://www.idealog.com/blog/why-are-you-for-killing-bookstores ou no site http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=58951

Por que você está para matar livrarias?

Algumas pessoas são para a aprovação mais rápida possível de e-books. Eles podem ser mais baratos. Eles não necessitam de papel, que polui! Com eles você pode carregar milhares de livros em uma só mão! E possuem uma funcionalidade muito grande.

Mas você já pensou sobre isso? Se você for para a aprovação mais rápida possível de e-books, você está matando as livrarias mais rápido.

Embora haja provavelmente poucas pessoas lendo este blog, que esperam livrarias a ser em torno de 15 ou 20 anos! Há muitos que gostariam de mantê-las tempo possível. Existe uma magia de estar em um edifício cercado por 40.000, 60.000, 100.000 livros diferentes.

Mas você já pensou sobre isso? Se você concordar das livrarias durar tanto tempo quanto possível, que pretende diminuir a absorção de e-books. O lado que você está, é uma questão de escolha pessoal.

20% das vendas de livros impressos são realizadas online e que os e-Books correspondem entre 5 a 8% do total das vendas. Isso significa que o consenso estima que a fatia de mercado de e-Book vai crescer entre 5 e 10 vezes nos próximos cinco anos. Isso não é irracional porque a venda de e-Books mais que dobrou anualmente nos últimos anos e essas 10 vezes seria apenas algo em torno de duas e meia a três “dobras” em cinco anos.

Esse tipo de crescimento em vendas de e-Books sugere um público leitor cada vez mais digitalmente confortável. O que faz deles mais prováveis compradores online também. Então isso é uma estimativa conservadora de vendas online de livros impressos para daqui cinco anos. Não dá pra aumentar de 5 a 10 vezes e ainda sobrar alguma venda em lojas físicas.

Espero que vocês gostem do post! E me respondam nos comentários, qual lado vocês estão! E-books ou livrarias?

Beijos e Abraços,

TaTa!

9 comentários:

Caverna Literária disse...

Sinceramente, eu só leio livros por ebooks (com certeza a maioria) porque os livros estão caros DEMAIS! Vamos concordar que se não tem uma promoção, fica complicado pra comprar todos que desejamos. Então eu não vejo solução além de ler pelo ebook mesmo, ou então ficar com vontade de ler!

xx carol

Amanda Cristina disse...

Ei, tenho um site literário (www.primeiro-livro.com) e gostaria de saber se você pode me enviar alguma coisa de seu blog (marcador, por exemplo) para sortear lá.
Desde já, agradeço.
Beijos!

Luciana Mara disse...

Ei!
Particularmente eu prefiro a livraria. Acho que nada substitui o cheiro de um livro novo.
Bjins querida!

Roberta de Souza disse...

Isso é um assunto delicado...
Eu não sou fã do e-book.
mas não posso negar que é muito prático.

Só não consigo me ver sem meus livros fixos e sem o encanto das livrarias...

bj

Liz Lupim disse...

Concordo com a Luciana, "nada substitui o cheiro de um livro novo".
Sem dúvida, os livros estão caros mesmo. Mas sempre consigo dar um jeitinho, chorando um pouquinho com os vendedores! rsrsrsrsrs
O e-book é interessante por um lado: Nele você pode ler o livro e depois comprá-lo se realmente gostar. Mas ae vem aquela velha questão: "As pessoas ouvem músicas baixadas na internet e nunca compram os cds".
Mas eu acredito que um bom amante de livros em si compram os livros.
Assim como conheço muitos amantes de música mesmo que vivem comprando cd's.
Enfim, se eu lê-se livro por e-book, faria dessa forma. Assim compraria apenas os livros que realmente gostaria de guardar.

Abraços!
http://lizzyjenks.blogspot.com/

Jay. disse...

Ah, até o cheiro dos livros me encanta! Além do prazer de você nutrir aquela coisa concreta na sua estante, que vai se amarelando com o tempo e se torna uma herança pros seus filhos. Prefiro objetos palpáveis. Não sobrevivo sem os impressos. ):

Luiza Corral disse...

Nossa, concordei muito com esse post! Eu leio e-books, mas normalmente é de livros pequenos ou algum que eu não goste o bastante para comprar. Eu devo ter lido no maximo 5 e-books esse ano, e quase morrendo, porque me arde MUITO os olhos ler no computador, quem usa óculos entende o q é isso, rs. Mas COM TODA CERTEZA livros em papel são melhores. Eles não te cansam, você lê onde quiser e pode guardar depois. E eu sou louca com coleções, coleciono tudo, então amo isso, rs. Enfim, espero que os ebooks não matem as livrarias, mas sei que vai demorar para isso! Ah, segui o blog. Beijão

Luiza,
Express Coffee

Natália disse...

Sou a favor dos e-books APENAS pela questão das árvores.

Mas NADA substitui um livro com cheiro de novo (ou não), entrar em uma livraria e ficar hoooooras lá dentro, poder abrir um livro que você ama em uma página qualquer e ler um pedacinho só.

Sem contar que não há visão que aguente ficar horas em frente ao pc, lendo.
Dizem que com o ipad não é tão ruim ler, mas QUEM disse que eu tenho dinheiro?! HAHA

Acho que, por mais que os e-boos façam sucesso, as livrarias não serão extintas.

Mariana Rocha disse...

Obrigada Tata, seu post me ajudou a fazer meu texto dissertativo *O*
beijos e continue assim =)