sexta-feira, 18 de março de 2011

Shakespeare



To be or not to be: that's the question ( ser ou não ser: eis a questão) - criador de uma das mais famosas frases da literatura inglesa, William Shakespeare, foi, e ainda é, um dos maiores escritores da Inglaterra e penso também, que um dos maiores, do mundo.


Nascido no dia 26 de Abril de 1564, na cidade de Stratford-upon-Avon, Inglaterra, Shakespeare foi poeta e dramaturgo. De suas obras restaram 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos.Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e histórias, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth , consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa.

As peças shakespearianas são peculiares, complexas, misteriosas e com um fundo psicológico espantoso. Uma das qualidades do trabalho de Shakespeare foi justamente sua capacidade de individualizar todos seus personagens, fazendo com que cada um se tornasse facilmente identificado. Shakespeare também era excêntrico e se adaptava a gêneros diferentes. Trabalhando com o sombrio e com o divertido ou cômico, Shakespeare conseguiu chegar perto da unanimidade.

William Shakespeare morreu em 23 de Abril de 1616.

Beijos e Abraços,
TaTa!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shakespeare

Comentário de Marigcr: Acredito muito que as obras de Shakespeare podem ter sido melhoradas se fossem escritas de outra forma. Seus livros são caracterizados por ser um roteiro de teatro. São histórias vagas, com apenas uma breve descrição dos personagens e a falta de cenário. Essa característica pode ser considerada boa ou ruim, sendo que cada leitor pode imaginar sua própria versão da história. Mesmo assim, acredito que Shakespeare poderia ter usado seu dom para narrar, o que valoriza bem mais o que cada personagem viveu e sentiu.

Então, o que você acha das obras de Shakespere? Comente

Comentário por Café com Baunilha:  Sou totalmente o contráreio do que a Marigcr pensa. O negócio de Shakespeare ter escrito em forma de peça teatral, não impede que os sentimentos e as emoções dos personagens cheguem até você. Quando um livro é escrito em narrativa, os sentimentos que você cria em sua mente, as vezes, são apenas reflexos daqueles já escritos pelo autor. Em Romeu e Julieta, você cria seus proprios sentimentos, do modo em que você quiser, o que pra mim, faz com que eles sejam bem mais fortes. O jeito em que o livro é escrito, não impediu que ele se tornasse um clássico não é mesmo?

6 comentários:

Caue1507 disse...

eu gosto bastante dos filmes e peças feitas baseadas nas obras de shakespeare, inclusive jah encenei uma parte de sonho de uma noite de verão na escola como rei da noite huasuhasuhasuhas xD

--
hangover at 16

Entre Fatos & Livros disse...

Eu li a peça Sonho de uma noite de verão. Acho que meu conhecimento de Shakespeare se limita a isso.

Nunca assisti um espetáculo teatral dele, mas deve ser lindo pq o texto tem qualidade. Apesar de eu não gostar mto da linguagem excessivamente poética, reconheço a beleza da arte do autor.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Raphaela disse...

Não posso falar nada de Shakespeare, afinal nunca li nada sobre ele ;/
Nem me lembro de ter assistido Romeu e Julieta ;~
Eu sei que é um classico, mas ainda nao vi, falando nisso.. esse final de semana mesmo verei sem falta!

Beeijos
Rapha - Doce Encanto

Nathalia disse...

Uma vez comecei a ler uma obra de Shakespere, mas achei bem cansativa. Não fez meu tipo, não sou muito fã não.
Apesar dele ser um ícone da literatura, não me dou muito bem com o seu jeito de narrar.

Adorei o Blog, Parabéns.

Beijos, Nathalia.

http://ossegredosdoslivros.blogspot.com/

Raphilicious disse...

Aaaaaaaaaaahh eu to pra Sonho de Uma Noite de Verão! *-* O cara era O CARA! hdushdushds

Bem, a primeira vez que eu passo por aqui e adorei o blog! :)

Queria saber se tem como vc seguir o blog, eu sigo de volta!

Um xêro da Rapha! :*

TELMA GUEDES disse...

Shakespeare é quase unanimidade...o q achei desconcertante foi a assinatura dele...mto imprecisa p quem escreve muito...mas ele foi um genio. Beleza de post!