quinta-feira, 30 de junho de 2011

Resenha: Diário de uma paixão #2

Nome: Diário de uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219206
Ano: 2010
Páginas: 242
Sinopse Original: "Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.

Noah e Allison se conheceram em um verão, quando eram jovens. Allison estava viajando com os pais, na cidade de Noah, Nova Berna, na Carolina do Norte. Os pais de Allie pensavam que seria um romance de verão qualquer, por isso, ela teve de voltar para sua cidade. Noah mandou indetermináveis cartas, até que não foram nunca respondidas.
Depois de 14 anos, Allie aparece na casa de Noah, com um anel de noivado no dedo médio. Será que o amor deles ainda tem chance? Ou Allie só estava ali para dizer que iria se casar, independente do que for?
"A razão pela qual dói tanto nos separarmos é porque as nossas almas estão ligadas. Talvez, tenhamos vivido mil vidas antes desta e em todas elas tenhamos nos encontrado. Isso significa que esta despedida é, ao mesmo tempo, um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá." - Diário de uma Paixão
Confira mais frases do livro aqui.
É um livro com uma pequena história. O resto é preenchido com cartas entre os personagens, frases lindas e sentimentos fortes e detalhados. É o tipo de obra que é indicado para aqueles que gostam de refletir e de chorar durante a leitura.
 A escrita é diferente dos outros livros do Nicholas Sparks. Neste, Sparks procurou focar na paixão e nos sentimentos vividos por Allie e Noah. Comparando com os outros livros de Sparks, "Diário de uma paixão" é, com certeza, o melhor. E, por incrível que pareça, Nicholas escreveu o Diário antes de todos os outros
 É uma história de amor mais realística, e menos fantástica. Como Romeu e Julieta, Noah e Allie se separaram por conta de seus mundos diferentes mas, 14 anos depois, se reencontram.

 Por incrível que pareça, a história de Allie e Noah foi real. Nicholas Sparks escreveu a história dos avós de sua esposa. Existe história mais linda?

Nota:  ★★★★★ (Ótimo)
(Favorito)

O filme

 O filme é um tanto diferente da obra escrita. A adaptação para o cinema foi um desenvolvimento do livro, o qual não há o aprofundamento dos momentos que Allie e Noah tiveram, como por exemplo, a parte no filme em que ela joga um sorvete no rosto dele. Ou então quando ele ameaça pular da roda gigante a fim de que ela saia com ele.
 Como já foi dito, o livro é recheado de frases encantadoras. O objetivo de lê-lo é a oportunidade de ter uma escrita em que valha a pena chorar por ela. Apesar de antigo, é bom ver a longa metragem para conhecer um pouco mais de pequenos momentos da vida do casal, o que não é descrito na obra de Sparks.
 Algumas partes do longa, não foi retratado bem. Quando Noah era jovem, ele era aquele cara que fazia de tudo pela mulher que ele ama, inclusive ameaçar pular da roda gigante para que eles saiam juntos. É possível ver o mesmo Noah, mesmo quando ele está idoso. Ele tenta reconquistar a amada, dia após dia, sem perder as esperanças, mesmo ela tendo Alzheimer. Já em meia-idade, Noah é um homem sem graça e tedioso, que vê Allie ali, depois de tanto tempo e, mesmo assim, não tenta lutar para isso. É sempre com aquela mesma feição, sem paixão, a qual os outros dois atores, que o interpretaram em outras idades, souberam fazer o contrário.




Para quem já leu

 Se você já leu o livro, vá em frente, pois contém spoilers!

 Sparks não foi muito realístico quando Allie tinha mais de dois anos de "Ausaimer". Ela sabia estruturar frases direito e lembrava o nome de Noah - sem ele ter o dito nem sequer uma vez. Apesar disso, esse detalhe fez com que haja um ar de romance, como se o amor deles fosse maior que a doença.

 O quanto Nicholas surpreendeu os leitores neste livro..? Enquanto pensávamos que Allie tivesse escolhido Loan, a história se inverte totalmente e é revelado o contrário.
 Com certeza, "Diário de Uma Paixão" é o livro de Nicholas que tem mais frases cativantes.

17 comentários:

Adriana T disse...

Gostei do post, não sabia que é uma história real, agora fiquei com mais vontade ainda de ler.
Garota Eclética

Rapha disse...

Oiie :D

Obrigada pelo comentario lá no Doce Encanto *---*

Entao, a resenha.
Já vi o filme, mas ainda nao li o livro acredita?
Mas pelo jeito são bem diferentes, né?

Adorei a resenha!

Beeijos
Rapha ~Doce Encanto

Ptah disse...

Queria muito ler esse livro! Mas o tempo esta me impedindo! Argh!!! Adorei a resenha.

Bjus

Ptah
Livros & Bichos
www.livrosebichos.blogspot.com
@livrosebichos

Anônimo disse...

Eu nunca tinha me interessado por algum livro dele,agora que li seu post acho que vou querer ler diario de uma paixao rsrs
Ótimo post!
bjs

Sandra disse...

Mari, esse livro é lindo mesmo
Choro baldes quando vejo o filme e chorei com o livro.

Beijinho!

Luciana Mara disse...

Ei!
Quero chorar com este livro tb.
Ai, ai... lista enorme de livros para ler.
Acho que deveriam vender os livros do Sparks com uma caixinha de lenços =P
Bjins querida

Anônimo disse...

Oi Mari!

Aqui é a Juliana do 'Moça da Moda'! Acabei de liberar o domínio pra você! Mas corre lá, se não outra pessoa registra...

Me avise depois se deu tudo certo, vi seu blog e gostei bastante.

Desejo muita sorte pra você.

Abraços!

Tah Duarte disse...

Nossa gnt eu adorei o filme, é mt lindo!
O livro eu aind añ li, mas estou doida pra ler!

Eu recomendo o filme para todas as pessoas de qualquer idade
http://viciadasliterariamente.blogspot.com/

Beijos

Anônimo disse...

Ah, eu li o livro recentemente! É muito lindo e emocionante. Um dos meus preferidos, eu não tinha lido nenhum livro do Nicholas Sparks ainda, mas já virei fã. Não vi o filme ainda, mas espero ver em breve. O problema de fazer um filme com diversas idades é que os atores não são os mesmos, não possuem as mesmas, sei lá, características, bem como você disse. Mas as horas que eles estão velhinhos são as mais emocionantes né?.. Mas enfim, ainda quero conferir a adptação cinematográfica. Parabéns pela resenha, beijos.

@minha_estante - Minha Estante

Sandra disse...

Passando pra deixar um beijo, Mari!
=*

Unknown disse...

a historia eh muuuuuuuitoo lindaaaa!!!!!

desculpa a demora,
mttt obrigada por seguir meu blog, fico mt contente!!!
adorei o seu e estou seguindo-o.

grande beijo e uma otima semana!!!

http://cabecafeminina.blogspot.com

Karine disse...

http://www.fanfiction.com.br/historia/101218/Pscyo

Raissa G.S. disse...

O livro é muito bom mesmo,gostei mas do que o filme.
Os livros do Nicholas nunca deixam a desejar não é?
Adorei o post :)

Beijinho,

Raissa

www.girlsstyle.com.br

Unknown disse...

Lindo Blog... Adorei!!!
Já estou seguindo.

Dyana Colares disse...

Sou louca pela história desse casal. Amo o livro e amo o filme! :D
Ótima resenha!

bjs
www.booksemporium.blogspot.com

Dyana Colares disse...

Tem selinho pra você lá no blog ;)
http://migre.me/5dSwz

bjs

Raquel disse...

Oi,
Este e o segundo livro que eu pretendo ler do Nicolas e agora que eu fiquei sabendo que é baseado em uma história real fiquei mais louca ainda para ler. Ele realmente tem um estilo unico e envolvente de escrever. Ta rolando promoção de marcadores e livros la no blog se puder aparece por lá.
Bjks
Raquel Machado
Leitura Kriativa