sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Resenha: Ulisses

Oi gente =D
          Finalmente uma resenha de um livro que eu creio ser realmente bom. Infelizmente não é Shakespeare, ou Jane, ou algo escrito antes de 1900, mas é em uma época que eu realmente gosto, a 1ª Guerra Mundial e o período Entre Guerras.
          Tenho que dizer que as primeiras 5 páginas foram um completo desafio pra mim. Comecei a querer lê-lo após ver uma referência no livro A Mulher do Viajante do Tempo, e porque está na lista dos 100 Melhores Livros Já Escritos (pretendo ler todos)
          Quase desisti também, por ter mapas nas primeiras páginas, o que supostamente deveria ajudar o leitor a se localizar, mas só me confunde. Durante a história, existem muitos termos em outras línguas, mas não foi um problema, existe um caderno de Notas no final, com significados e explicações de citações, o que também me irritou, porque é realmente necessário que você consulte, ou isso, ou você não entende nada.
          Voltando ao Shakespeare dito lá em cima, há muitas comparações entre Stephen e Hamlet, o que eu achei bem legal.
          O nome do livro, Ulisses, é uma referência ao mesmo, da mitologia grega. O livro em si, é uma recriação moderna da trama Odisseia, de Homero. Pra quem não conhece, a história gira em torno de Ulisses, que abandona sua esposa Penélope, e junto de seu filho, partem em uma viagem que dura 18 anos. Penélope os espera, dizendo não a todos aqueles que a desejam, e que seriam derrotados, por Ulisses e seu filho, após seu regresso.  
          O livro pode ser considerado tedioso para alguns, pois de fato não é uma história emocionante ( todo o livro narra apenas um dia, 16 de Junho de 1904)
 com grandes aventuras, ou uma grande história de amor. Porém, o livro debate vários temas teológicos muito interessantes, que refletem muito a época em que os personagens se passam. Ao fim, você percebe que o livro é simplesmente um relato que um cidadão comum, no período entre guerras, mas, para aqueles que conseguem ver além, o livro é realmente muito interessante.
          Pelo grande sucesso do livro, o dia 16 de Junho acabou se tornando feriado na Irlanda, onde a história se passa.

É um pouco diferente do que nós costumamos postar, mas o que vocês acham?
Beijos, Lety

Um comentário:

Bruno disse...

Uma vez tentei ler Finnegans Wake do James Joyce e não passei das primeiras linhas.
Imaginei que Ulisses fosse tão complicado quanto.
Vou colocá-lo na minha lista para ler.