terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aprendemos a ler com simples gestos de nossos pais


 Quem não lembra de quando éramos aquelas criancinhas indefesas, e nossos pais tentavam nos fazer a ler? Hoje, isso com certeza não é um problema mais, pois estamos aqui, postando sobre livros.
Estive navegando na internet e achei um post no blog http://livroseafins.com. Resolvi trazer para vocês uma parte desse incrível post, que fala sobre as maneiras que os pais, do autor do blog, encontraram para fazer ele gostar de ler. Creio que nem todos aqui são pais, eu também não sou, mas aposto que vocês querem ser um dia. Acredito também que todos tem contato de alguma forma com crianças, então este post é para ajudar - a incentivar a leitura dos "pequenos", e de alguns "grandes" também!
 Será que sem esse incentivo, estaríamos lendo hoje?

Como aprendi a gostar de ler com 11 atitudes simples dos meus pais
"Os pais têm papel fundamental na formação dos novos leitores. A responsabilidade não pode ser jogada apenas nas costas dos professores na hora de ensinar a gostar de ler.

Eis algumas coisas que meus pais fizeram para que eu me tornasse amigo dos livros. Se você for pai ou mãe, espero que isso ajude.
  1. Presenteavam-me com livros – Quase toda semana eu ganhava um livro novo. Nas datas festivas, além de um brinquedo, eu ganhava um livro.
  2. Levavam-me às livrarias – Nada mais divertido e que chame mais a atenção de uma criança que a colorida seção de livros infantis. Ainda que ela seja pequena e desorganizada, como costumam ser as de ultimamente, para a criança tudo é grande, vasto e divertido.
  3. Levavam-me à biblioteca - Nem todo mundo tem dinheiro para comprar livros toda semana. Mas uma biblioteca tem uma quantidade enorme de livros à disposição. De graça. Lembro como ontem o dia em que meu pai me acompanhou quando fiz a minha carteirinha. Emprestei uma edição do Príncipe Valente.
  4. Associavam esses passeios a coisas divertidas – Uma ida à livraria ou à biblioteca era acompanhada sempre de um sorvete, uma passada na pastelaria ou um passeio no zoológico. Não precisa ser nada muito complicado. A leitura deve estar ligada a atividades prazerosas já que também é uma.
  5. Não tinham preconceito quanto a gibis - As histórias em quadrinhos são ótimas maneiras de iniciar a criança à leitura. Embora sejam uma forma de arte diferenciada, habituam à palavra escrita.
  6. Liam histórias para mim – Minha avó também lia histórias para mim. Sempre que o fazia colocava seus óculos. Como eu ainda não sabia ler, um dia roubei os seus óculos imaginando que aquilo me ajudaria a entender aquelas letrinhas todas.
  7. Contavam histórias para mim – Quem gosta de ouvir histórias, gosta também de lê-las e de contá-las. Eles também me mantinham em contato com as pessoas mais velhas da família que, por natureza, são contadores de histórias. Quando criança, lembro de aos domingos, bem cedo, ir para cama de minha bisavó, onde ela me contava historias da sua juventude.
  8. Davam livre acesso aos livros adultos – Eles nunca temeram que eu estragasse os livros da biblioteca, os livros “sem figura”. De fato, estraguei alguns, mas a minha transição dos chamados livros infantis para os adultos foi gradual e sem pressões, no meu ritmo. O primeiro que li foi Tubarão, aquele do filme.
  9. Meu pai me levava ao cinema – O cinema é uma das portas de entrada para a literatura. Foi ao ver Mogli, dos estúdios Disney, que me interessei em ler o Livro da Selva, de Rudyard Kipling.
  10. Eles liam – Meu pai, sobretudo, lia muito. Para uma criança, o cara mais legal do mundo é o pai. E, quando você é criança, tudo o que você quer é ser como o cara mais legal do mundo."
Espero que vocês tenham gostado das dicas e que nossas crianças continuem lendo bastante!
Obrigada,
Beijos,
TaTa!

4 comentários:

Caverna Literária disse...

Sei lá, eu sou indifierente a isso, pois meus pais nem me faziam ler tanto... Eu comecei por vontade própria, e não me arrependo por nenhum minuto! Mas admiro muito os pais que tomaram a iniciativa antecipadamente, com certeza fizeram uma ótima escolha a seus filhos (:

xx carol

Angélica Roz disse...

Isso é verdade Tata! A minha paixão pela leitura começou por causa da minha mãe. Ela sempre lia livros para mim, antes de dormir. Assim que aprendi a ler, me tornei frequentadora assídua da biblioteca da escola. :)
Bjss!

Sandra disse...

Também tive um super incentivo da minha mãe na parte da leitura desde muito cedo. Ela sempre lia pra mim e me comprava livros.

Adorei o post!

http://www.universo-literario.com/

Entre Fatos & Livros disse...

OI!
Ótimas dicas e concordo mto! Só o fato dos pais lerem, já é um grande exemplos. Eu sempre gostei de ler, meu pai é um grande leitor. Ele pegava livros na biblioteca para mim duas vezes por semana.

É impressionante como um incentivo pode mudar tdo.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros