quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Valência, Espanha

         Viajar é sempre um sonho, uma fuga da realidade, mesmo que seja por um momento fugaz. Seja para uma cidadezinha a uma hora de carro daqui ou a 13 horas de vôo. Para mim, uma viagem é um dos melhores investimentos que podemos fazer. É uma experiência incrível saber que, mesmo sendo humanos, sendo tão iguais, podemos viver de formas tão distintas.
Eu gostaria de compartilhar com vocês, que estão em busca de um destino para as próximas férias, minhas experiências e dar dicas de quais lugares devem ser visitados. Vou começar com a Espanha e dividirei este relato em dois posts, sendo que este será sobre Valência. P.s. As fotos deste post foram tiradas durante a minha viagem.

L'Oceanografic - maior aquário da Europa, em Valencia, Espanha.
Clima:
Passei uma parte de um verão na Espanha, no mês de julho. Como era verão, o clima era escaldante, sendo que as temperaturas chegavam facilmente a 40°C. Nada de usar calças ou jaquetas. Mesmo à noite, não chegava a esfriar nem um pouco. Aliás, na Espanha, nessa época do ano, anoitece às 10 horas da noite! Imagine só, ver o pôr do sol tão tarde assim? Longe da realidade do Brasil.

Comida:
Em relação à comida, eu rejeitei muito a espanhola; os espanhóis são apegados aos frutos do mar, o que é óbvio, vendo o típico prato espanhol: a Paella. É uma mistura de arroz colorido com frutos do mar - algumas chegam a ter lula - e outros ingredientes, como cebola, frango e tomate. O interessante é que é feita em uma grande frigideira, de diâmetro de, em média, 45 cm, para cozinhar o arroz por igual. Eu não cheguei a provar a Paella devido ao meu desgosto por frutos do mar, porém, caso o tivesse, teria experimentado a Paella Valenciana, da cidade de Valência (vou falar dessa região mais tarde). A Paella se originou nessa cidade, então é imperdível comer esse prato no local de origem. Da comida espanhola, outro prato típico é a tortilla - uma espécie de panqueca, a típica tortilla española, que é feita a base de batatas. Dessa vez, eu a provei, é delicioso, um prato que vale a pena comer ao visitar a Espanha.
  Eu pude observar aspectos diferentes na gastronomia, como o fato de os espanhóis terem o hábito de comer lula frita parecendo anéis de cebola. As coxas de frango são enormes e, muitas vezes, eu percebi que a carne não era bem cozida. O pão era servido em todas as refeições, inclusive almoço e jantar. As batatas fritas também eram vistas frequentemente, assim como o arroz brasileiro.

Valência-arquitetura:
Ciudad de las artes y la ciencia - Valência, Espaha.
Chegando na Espanha, fiquei em Valência durante 15 dias. Antes dessa viagem, eu nunca tinha ouvido falar de Valência. Essa cidade se localiza no litoral leste da Espanha, a cerca de três horas de Madrid e faz parte da comunidade autônoma chamada de Comunidad Valenciana. Ao conhecer a cidade, posso dizer que é um erro ir à Espanha e não visitar Valência. Além de sua arquitetura memorável, é um lugar perfeito para ir à praia. O que mais me marcou em Valência, foi a 'Ciudad de las artes y la ciencia'. É um complexo que envolve contruções como o Museu de Ciências, o 'L'Oceanogràfic' e 'L'Àgora'. Visitando os prédios ou não, vale a pena pelo menos visualizá-los por fora, como nas fotos ao lado. O meu grupo da viagem parou a caminhada só para tirar fotos em frente ao complexo, que é deslumbrante.

Ciudad de las artes y la ciencia - Valência, Espanha.
Valência - o que fazer na cidade:
 Na propria 'Ciudad  de las artes y la ciencia', pode-se visitar os prédios que o compõem. O L'Oceanografic é o maior aquário da Europa e apresenta os principais ecossistemas marinhos do planeta. O lugar é dividido em tipos de ambientes aquáticos:  mares Temperados e Tropicais, Mediterrâneo, Oceanos, Ártico, Antártico, ilhas, Mar Vermelho, etc. Há atrações como show de golfinhos, a opção de dormir com os tubarões, visitar a área dos veterinários, além de cursos de biologia e muito mais. Vale a pena visitar o site L'Oceanografic.

Nenhum comentário: